GUERRA DO CONTESTADO



Nome:Sidney Luiz Werlang

Disciplina:Estudos Regionais


      PERSONAGENS  DO CONTESTADO


      A guerra do contestado ocorrida entre1912 e1916 no território contestado entre os estados do Paraná e Santa Caterina envolveu muitos personagens homens, mulheres e crianças da época como:Monges ,religiosos, caboclos ,Coronéis, Vaqueanos, Imigrantes,assim como instituições como:Exército,Polícias,Empresas multinacionais,Aviação,Governos Federais e Estaduais.
    De um lado estava o caboclo sertanejo trabalhador do sertão matuto e analfabeto, sendo injustiçado e excluído de suas terras e seu meio de sobrevivência por uma estrada de ferro que tinha o objetivo de trazer o progresso para todos,de outro estavam os grandes fazendeiros, latifundiários, Coronéis ,exército ,governantes federais e estaduais. Para a região pouca coisa mudou continuou a pobreza o latifúndio e o abandono das autoridades mas para nós fica aberta uma grande reflexão sobre os efeitos da exclusão social que muito tem sido praticada no Brasil, principalmente entre as populações mais pobres que vivem em áreas isoladas.
      O contestado também pode nos ensinar a não nos omitirmos nas injustiças quando praticadas principalmente pelos mais poderosos. O sertanejo o nosso caboclo soube lutar e gritar contra as injustiças e mostrou para nós a sua exclusão da modernidade em que o Brasil buscava no inicio do século.
     Quando somos questionados sobre as leis de cotas nas universidades é bom sempre lembrar dos que foram excluídos e que merecem uma chance.